segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Relações existentes entre o planejamento e avaliação na EaD

Por Gilmar Ramos*

De acordo com Luckesi (1992), "enquanto o planejamento é o ato pelo qual decidimos o que construir, a avaliação é o ato crítico que nos subsidia na verificação de como estamos construindo o nosso projeto.

Planejar com antecedência e ter agilidade nas decisões e no encaminhamento das ações são exigências de quem trabalha com um grande número de pessoas que vão estudar em locais distantes da sede da organização, que é o caso da metodologia EaD.

Na abordagem EaD é necessário planejar previamente e exige dedicação, coordenação, logística eficiente, rigor na execução do calendário e um trabalho de equipe muito bem articulado.

Neste contexto, é válido destacar que um desafio constante no processo de planejamento EaD é o tempo pertinente à produção dos materiais didáticos. É comum observar que os responsáveis pela produção dos conteúdos não conseguem absorver a cultura da pontualidade na entrega dos trabalhos. 

Os padrões pedagógicos para a Educação a Distância precisam considerar a necessidade de uma conexão ajustada com os problemas provenientes da experiência prática do aluno, a fim de possibilitar soluções efetivas. As características da EaD pressupõem modelo pedagógico no qual os resultados do aprendizado devem ser mais práticos do que acadêmicos, demandando, conseqüentemente, novos métodos de avaliação e de reconhecimento de resultados.

Em suma, avaliar ações no contexto EaD significa mapear e checar o processo educacional: verificar quais os avanços, as dificuldades, e quais as exterioridades que precisam ser aparadas em relação ao sistema educacional, de forma que englobe todo o processo de criação da solução até o momento que é apresentado ao aluno.

Além disso, também é necessário mensurar os resultados obtidos com a ação educacional, seja do ponto de vista da aprendizagem ou do impacto desta no dia-a-dia do trabalho.

Finalmente, o processo de avaliação dos programas de formação em EaD deve ser aplicado de forma permanente, pois, é necessária à construção crítica de uma trajetória.

Enfim, a avaliação se constitui num processo indispensável ao próprio ato de planejar, uma vez que permite responder se as atividades planejadas foram realizadas a contento, ou seja, se os resultados previstos no planejamento foram alcançados e em que medida. Resumidamente, a avaliação é uma ferramenta importante no redimensionamento daquilo que foi planejado e inerente ao ser humano.

*Especialista em Gestão Governamental. Cursando Especialização em EaD na UNEB. Tutor Virtual do Curso de Graduação em Administração Pública UNEB.

2 comentários:

wilde disse...

Que bom que vc teve esta ideia... amei e fico muito feliz com seu sucesso...
Valeu!

Alessandro disse...

Comento que EAD é o curso presencial com mais seriedade ainda, pois o aluno PRECISA ser mais exigido.